Abertura da Alma - Tiago AmorimEm 2012 fui motivado por um grupo de alunos do Solar do Rosário a promovera leitura de clássicos da literatura mundial. O pedido surgira de uma necessidade sentida por eles que, durante as aulas de um curso de Filosofia que eu dava, perceberam que a compreensão dos conteúdos estava sendo prejudicada pela falta de cultura literária. Justamente as possibilidades contidas na arte, escrita ou não, conectam dentro da alma as realidades abstratas, dando “vida” verdadeiramente ao que se aprende intelectualmente.

Por estarem conscientes de suas pobrezas – literária, cultural, etc – pediram que eu indicasse os livros. Eu, também consciente da minha ignorância, resolvi fazer mais: montar um grupo que mensalmente lesse uma grande obra literária e discutisse em seguida. Todos sairiam ganhando. Estes encontros se tornaram aulas – além de trocas de experiências com a leitura indicada – e depois ensaios.

A reunião de dez ensaios, sobre dez grandes obras da Literatura, é o que está em “Abertura da Alma”, meu primeiro livro autoral.

A segunda edição será lançada em breve, com mais dois ensaios.
Você pode adquirir o livro pela site da editora: Editora Danúbio – Abertura da Alma