clube_do_livro_literatura

Desde a sua primeira edição, anos atrás, o Clube do Livro foi uma tentativa de expandir o imaginário através da leitura de obras ficcionais. Escolhendo novas e velhas obras da literatura ocidental, busquei dar aos participantes os meios necessários para crescerem, no sentido atribuído por F. R. Leavis à palavra crescimento. De modo geral, as histórias que lemos ao longo dos últimos anos serviram ao propósito da sensibilização para o que importa – uma forma de superar a indolência presente nos corações – e, ao mesmo tempo, dar acesso à própria realidade pessoal, ampliando o mundo interior desde onde se governa a si mesmo e se projeta para o mundo.
Agora, sinto a necessidade de aprofundar o que fizemos até aqui. De mergulhar na obra específica de um autor e visitar “cada canto” da sua casa modelar. Afinal, é disso que se trata essa iniciativa: tomar emprestado dos grandes escritores os seus modos de dizer e de viver, e neste ano, de forma inédita, dedicar meses de leituras a um mesmo modelo.
É, sem dúvida, um salto qualitativo: o Clube do Livro passa a ser, cada vez mais, um meio de autoeducação de cada um dos seus participantes. História, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Crítica Literária: no que propomos para este ano, o estudo ganha magnitude e abrangência de áreas, indo na direção dos “estudos humanistas” como pouco acontece hoje em dia (dentro ou fora dos círculos acadêmicos).
De fevereiro a junho, iremos ler e comentar cinco livros de C. S. Lewis (na sequência abaixo). A escolha deste pensador se dá justamente pela “ausência de limites” da sua obra: é poética, literária, crítica, sociológica, teológica etc. O famoso professor da Universidade de Oxford, convertido ao cristianismo apenas na vida adulta, servirá como condutor para a formação que esperamos promover ao longo destes meses, mantendo o tradicional formato de leitura de um livro por mês, com aula ao vivo e online pelo facebook ao final de cada etapa.
A sequência de obras e datas das aulas previstas:
– A abolição do homem, 27 de fevereiro, 21h.
– Os quatro amores, 27 de março, 21h.
– O peso da gloria, 24 de abril, 21h.
– Cartas de um diabo a seu aprendiz, 29 de maio, 21h.
– A última noite do mundo, 26 de junho, 21h.
Clube do livro 2019 – C. S. Lewis (total)
R$ 220,00
Clube do livro 2019 – Fevereiro
R$ 50,00