Considerados assim por terem, no máximo, 6 aulas. São gravados conforme a necessidade, intenção e disponibilidade do Professor Tiago (ou de algum professor convidado). Visam atender a alguma dúvida de alunos ou a expor e aprofundar alguma realidade apontada em outros cursos e aulas. Sempre relacionados à vida humana e seus elementos mais importantes.

Formação Sobre Sentido de Vida
caminho_sentido_de_vidaA vontade de sentido é uma realidade humana (como bem salientou Viktor Frankl). Todos nós temos essa pretensão de realização existencial, da qual depende nossa felicidade.Gravada em Londrina (PR), no dia 23 de maio, esta formação aborda este grande tema de forma inicial, propondo as perguntas mais radicais que devem desencadear as respostas pessoais indispensáveis a quem quer que anseie por felicidade.
A Vida é Metafísica
Julian MariasNos tempos em que vivemos, é dever de um professor e pretenso intelectual fazer aquilo que acredito ser dois grandes deveres: buscar a verdade e defender a vida humana. O homem é uma realidade única e a sua própria vida é metafísica. É isto que nos diz Julián Marias, amparado também no conceito de razão defendido por seu mestre, Ortega y Gasset. Nessas aulas, proponho uma reflexão sobre o livro “Idéia de Metafísica”, de Julián Marias, e a explicação de sua tese central: a de que a vida mesma é metafísica
A Arte segundo Ortega y Gasset

Uma das principais críticas feitas por José Ortega y Gasset à produção artística moderna foi sua “desumanização”. Para o filósofo espanhol, a arte se encheu de esquemas, abriu mão de sua própria realidade e se voltou para um grupo seleto de apreciadores. A exposição destes e outros pontos do pensamento orteguiano sobre a arte é a intenção deste curso breve. O texto principal usado nas aulas é “A desumanização da arte”, famoso ensaio de filosofia estética de Ortega y Gasset.

 

Curso Online – Princípios e Métodos da Autobiografia
 Todo homem narra a própria história. Aliás, é impossível viver sem fazê-lo: alguma posse de si é preciso ter para que continue usando o pronome pessoal eu. Por isso, com maior ou menor dificuldade, maior ou menor conhecimento, maior ou menor sinceridade, todos os homens praticam uma espécie de história subjetiva – e a isto podemos chamar autobiografia.

 

 

Curso Teoria e Realidade do Outro (Áudio)
Pedro Lain Entralgo escreveu a obra “Teoria e Realidade do Outro”. Nela, o pensador espanhol apresenta como os filósofos trataram do tema da relação (eu – tu) ao longo da história; quais as perspectivas sobre esta realidade humana. No curso, algumas destas perspectivas são apresentadas. Mais: a questão da necessidade do outro na compreensão da minha vida, minha realidade. Por que precisamos disso? Por que, como diria Antonio Machado, “um coração solitário não é um coração?”

 

 

Filosofia da Crise (Áudio)
Nestas quatro horas de aula o professor Tiago apresenta o conceito de “crise” tal qual encontramos no livro homônimo de Mário Ferreira dos Santos. Entre outras coisas, são abordados os seguintes pontos no curso…

 

 

Pensamento e Literatura (Da reconquista do paraíso)
Este curso é uma tentativa de conversa (verso que transita entre eu e tu): uma reflexão filosófica sobre a necessidade do mito, do poético, do ficcional na conquista do paraíso perdido – terra natal da verdade.

 

Livros essenciais sobre a história do Brasil
Em 2011 e 2012 dei algumas palestras no IOC sobre a história do Brasil. Além dos fatos, busquei apresentar conjunturas e suas respectivas análises – feitas por grandes pensadores do nosso país...