Pensamento e Literatura 
(Da reconquista do paraíso) – Curso em 5 Aulas + Bônus (áudio de uma conversa com poetas brasileiros)
R$ 71,00 (Promoção de Natal)

“Literatura é o lugar onde se articula o senso de realidade. E senso de realidade é, sob certos aspectos, sinônimo de religiosidade” (Vilém Flusser).

 

A citação justifica a proposta deste curso dentro do trabalho de recuperação das coisas que perdemos pelo caminho a que tenho me dedicado como professor. Os módulos do Vida Humana, os cursos Filosofia da Crise, Filosofia da Mulher e Princípios e Métodos da Autobiografia, além do mais recente, A Vida é Metafísica, têm em comum a mesma intenção de resgate do senso das proporções, da gravidade e da dignidade da vida humana: minha perspectiva é a do náufrago que se agarra à tábua ontológica para não sucumbir ao desconcerto do mundo. Por isso reajo a todo tipo de ultraje à nossa condição, como o são as idéias ofensivas do aborto ou da igualdade entre homens, animais e plantas (para citar dois exemplos). Dentro das minhas limitações, resisto e contra-ataco através da palavra com sentido (por escrito ou falada) – palavra que conduza mesmo à intimidade.

Por isso é natural, em alguma medida, o fato de minha trajetória de estudos, atenções e preocupações ter chegado a este ponto que justifica, biográfica e existencialmente, a apresentação do curso em pauta: sem a restituição de uma linguagem mítica, única capaz de tatear o núcleo da vida sem corrompê-lo pela clareza do pensamento analítico, não teremos sensibilidade suficiente para ver a vida como ela é – não em sua manifestação mais superficial e temporal, mas no segredo de sua origem.

Pedro de Moura e Sá diz que é o ofício da literatura a mitificação da vida: a expressão máxima, pelas palavras, do retorno ao que nos constitui; ao que poderíamos chamar de essência. Poesia e prosa artística seriam, cada uma a seu modo, meios de conquista dos territórios paradisíacos de que fomos expulsos existencial e simbolicamente; a palavra bem empregada, verdadeiro tributo à ordem das coisas (por isso, bela), vaso comunicante entre a experiência dos dias e o sentido primeiro e último das coisas. A poesia é a fonte da verdade, nos aponta Flusser.

Por isto este curso é uma tentativa de conversa (verso que transita entre eu e tu): uma reflexão filosófica sobre a necessidade do mito, do poético, do ficcional na conquista do paraíso perdido – terra natal da verdade. Proponho cinco aulas, gravadas apenas em áudio, com os temas que seguem:

Aula 1: Relação entre pensamento, literatura e conhecimento

Aula 2: As razões para a tristeza (ou insuficiência) do pensamento

Aula 3: Poesia e o movimento contra a conversa fiada

Aula 4: Biografia e reconquista do paraíso

Aula 5: Exemplos de ficção (análise crítica)

Além destas cinco gravações, o aluno que adquiri-las terá acesso a um arquivo bônus: uma conversa entre poetas brasileiros em atividade, com a minha moderação, sobre a arte da escrita, seus desafios contemporâneos e a necessidade de autoria.

Um grande abraço,

Prof. Tiago Amorim

Nota informativa: o curso começará no dia 05 de junho e as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo (haverá valor promocional de lançamento para aqueles que o fizerem até a data de início).