autobiografia-literatura-curso-online-tiago-amorim

Todo homem narra a própria história. Aliás, é impossível viver sem fazê-lo: alguma posse de si é preciso ter para que continue usando o pronome pessoal eu. Por isso, com maior ou menor dificuldade, maior ou menor conhecimento, maior ou menor sinceridade, todos os homens praticam uma espécie de história subjetiva – e a isto podemos chamar autobiografia.

Porém, se todos contam, falam de si com referências ao passado, a projetos e planos para o futuro, qual é o drama? Por que tantos sabem tão pouco a respeito da própria realidade radical e permitem-se todo tipo de direção externa? Onde estão aqueles que falam pessoalmente, conhecem a si mesmos e atuam no mundo de forma autoral?

O homem moderno tem grande dificuldade para escutar a voz que nasce no fundo insubornável pessoal, e por isso falseia a própria história; sua autobiografia é na verdade uma colagem de simulacros de autocompreensão. Se viver pessoalmente é interpretar, seu maior erro está justamente na colheita dos dados, na inclinação sobre o passado individual, na composição de imagens daquilo que tem sido.

Portanto, é urgente e necessário ajudar este mesmo homem moderno (eu, você, nossas gerações) a narrar adequadamente; conhecer os princípios e métodos autobiográficos mais confiáveis e eficazes. É preciso, assim, indicar literatura a respeito e promover algumas reflexões e exercícios que sirvam ao propósito da autobiografia sincera e digna de ser contada.

Forma, conteúdo, princípio de seleção, modelos, tipos de narrador, sentido e argumento: são muitos os temas a serem abordados neste curso online que aqui proponho.

Metodologia

Usando a área restrita no site (avidahumana.com.br) o aluno inscrito terá acesso aos materiais postados. São contos, textos de filosofia ou crítica literária, de vários autores, que auxiliam o aluno a refletir sobre a necessidade da autobiografia e o melhor modo de escrevê-la. Junto com cada texto, proponho exercícios importantes para melhor apreender os conteúdos abordados e personalizar o curso. Espera-se que o aluno se disponha sincera e verdadeiramente a ler e realizar as tarefas a fim de que tudo seja melhor aproveitado.

Também meu e-mail estará à disposição dos alunos: livremente poderão enviar seus exercícios e, na medida do possível, me proponho a lê-los e comentá-los.

Inscrições

Abertas durante o ano todo – a qualquer momento o aluno pode inscrever-se e realizar as tarefas a seu tempo.

Curso Princípios e Métodos da Autobiografia (Turma 2)
Por R$ 60,00 Comprar