“Ao longo da história, a mulher sempre soube de si” – Julián Marias

Em sua Antropologia Metafísica, Julián Marias afirma que a Filosofia é uma visão responsável. Quando escolhi o título deste curso era nisto que estava pensando: é preciso oferecer, especialmente nos dias atuais, uma visão responsável sobre a mulher e suas realidades mais pessoais.

Sabendo da existência de algumas perspectivas diferentes – como a de Platão, Stuart Mill ou mesmo Simone de Beauvoir – deliberadamente decidi apresentar e atualizar a forma como os espanhóis do século XX, destacadamente Julián Marias, percebem a realidade da mulher e com ela se relacionam. Uma das mais importantes contribuições desta perspectiva, penso eu, foi justamente a harmonização entre a visão prosaica e a lírica; uma espécie de fusão entre as composições de Jane Austen e as análises existencialistas.

Assim, apresentar uma visão responsável seria o primeiro objetivo destas aulas.

O segundo depende do sexo de quem assiste. Sendo homem, poderá olhar a realidade da mulher com elegância e interesse adequados, condizentes com a gravidade e, ao mesmo tempo, graça do objeto do curso. Aproveitar da inclinação natural que sua instalação masculina promove em relação à instalação feminina e contemplar aquilo que diferencia, enriquece e atrai na realidadeda mulher. De alguma forma, obter melhores meios para encontrá-las verdadeiramente.

Sendo mulher, o curso é como uma narrativa em dois planos: no mais evidente, um discurso lógico e responsável sobre sua condição. Uma apresentação dos elementos estruturais que a compõem e com os quais deve lidar como quem ama as próprias circunstâncias.

No plano de fundo, a narrativa se torna autobiografia, entremeada de confissões que corroboram o reino da intimidade no qual transita mais propriamente a mulher.

Curso Filosofia da Mulher Completo
Por R$ 149,00 Comprar

Tópicos abordados ao longo das 11 aulas

Entre muitos aspectos, são abordados nesta visão responsável sobre a mulher:

  • a inexorabilidade da condição sexuada do ser humano;
  • a complementaridade dos sexos;
  • as idades da mulher (sua relação com o tempo)
  • os papéis – ou vocações – da mulher (esposa, mãe, intelectual etc);
  • o lirismo e o prosaísmo na vida da mulher;
  • a intimidade e a acolhida;
  • a mulher como símbolo da eternidade;
  • a mulher e as amizades;
  • a mulher em tempos de crise;
  • a beleza da mulher;
  • a mulher interessante (a graça x a gravidade);
  • os projetos amorosos e alteração da própria vida.

Temas por aula

1 – Duração 01h11min: Apresentação do programa; a estrutura empírica da vida humana. A instalação sexual.

2 – Duração 01h07min: A imaginação como meio de compreensão da realidade humana. A relação homem x mulher; A desorientação da mulher.

3 – Duração 01h12min: O conceito e a presença (conhecimento da mulher sem os perigos do abstracionismo estéril). Contribuições freudianas. A necessidade do outro.

4 – Duração 01h34min: Biografia da mulher. Instalação corpórea e limites impostos pela natureza da mulher. Mundo intra-corpo. Reino da intimidade.

5 – Duração 01h11min: a beleza da mulher. A necessidade de ser bela. A história humana e a relação com a beleza feminina. O lugar do sexo na vida da mulher.

6 – Duração 01h09min: A amizade entre mulheres e as amizades entre homens e mulheres.

7 – Duração 55min: A mulher e o tempo; o tema da morte e da forma biográfica. As fases biográficas da mulher.

8 – Duração 01h05min: O amor e o enamoramento. A projeção que inclui o outro e altera a realidade pessoal.

9 – Duração 59min: O olhar da eternidade x o olhar terreno e contingente. A conformidade da vida com a vocação. A mulher como canal da vida. Entrega e acolhida sendo funções do feminino.

10 – Duração 01h06min: A mulher eterna. A mulher que contém mistério divino. A felicidade e a prática da virtude. A oferta da mulher para o mundo.

11 – Duração 01h04min: A continuidade do eu. A necessidade da morte e a continuidade do projeto biográfico. Os atos que ecoam na eternidade e os mais condizentes com a mulher e sua vocação

 

Teaser Filosofia da Mulher 

 

Filosofia da Mulher – Aula 8 COMPLETA – Amor e Enamoramento